Polícia

Fotos de 'chefão' de SG 'viralizam' após traficante ser morto

Imagem ilustrativa da imagem Fotos de 'chefão' de SG 'viralizam' após traficante ser morto
Fotos do traficante viralizaram, inclusive a curtindo piscina enquanto era procurado pela polícia. Foto: Redes sociais

Morto durante uma operação do Batalhão de São Gonçalo (7°BPM), em setembro deste ano, o traficante Leilson Ferreira Fernandes, o 'Pivete', vem sendo exaltado através de fotos e depoimentos nas redes sociais, nos últimos dias, por “soldados” do crime e moradores das comunidades localizadas nos bairros Barro Vermelho, Pita, Engenho Pequeno e Santa Catarina, que formavam o conhecido “Complexo da China”, onde o criminoso era o responsável por todas as ações criminosas.

Um perfil ligado a facção criminosa Comando Vermelho (CV), grupo que controla o tráfico de drogas da região, publicou, nesta quinta-feira (11), uma foto de Pivete armado com um fuzil - arma de guerra e utilizada em ataques policiais - em meio a um evento irregular realizado em uma de comunidades sob o seu domínio. Na legenda, o perfil se mostrou saudoso com relação ao criminoso.

Criminoso durante um baile funk irregular na cidade. Foto: Redes sociais

“O céu poderia ter um dia de visita, eterno P”, diz o post, que conta com uma rosa e uma bandeira da China, em alusão ao apelido do conjunto de favelas localizado em São Gonçalo.

No último dia 2, um “soldado” de seu antigo “império” divulgou fotos do “chefão”, inclusive uma aproveitando um momento de lazer em uma piscina mesmo sendo caçado pelas forças de segurança em São Gonçalo. Na legenda, o perfil agradeceu supostos “conselhos” do criminoso.

“Ótimo soldado sempre prestativo, só dava pprt [papo reto] só papo de bandido a sua perca mano foi irreparável ENTERNO PVT (sic)”, diz a legenda da foto.

Poucas horas após a morte de Pivete, ocorrida durante um confronto com policiais militares do Batalhão de São Gonçalo (7°BPM) no bairro Engenho Pequeno, no dia 8 de setembro, várias demonstrações de afeto com fotos do criminoso foram divulgadas nas redes sociais e até uma salva de fogos foi realizada na comunidade da Rua da Feira.

“O que dizer do Pivete (PVT). Que pra nós era o Leilson nosso paizão que em todos momentos smp procurou por a comunidade no seu devido patamar que merecia, não só em bailes em tudo, os moradores hoje choram a fvl está de luto, vai na paz e fica com Deus nosso Guerreiro. (sic)”, diz uma das postagens feitas nas redes sociais.

Antes de sua morte, o traficante vinha atuando como miliciano nas comunidades em que controlava e cobrava por serviços irregulares, proibindo empresas legalizadas de atuarem nessa região. O criminoso era um dos alvos da polícia por obter um ganho estimado em aproximadamente R$ 5 milhões mensais com as práticas ilegais.

Após o falecimento do criminoso, a polícia conseguiu identificar o suspeito de ser o sucessor de Pivete nas comunidades do Complexo da China. Trata-se de um traficante conhecido como Pirata, de 30 anos, primo do antigo líder da localidade e apontado pela polícia como um dos participantes no roubo de carro-forte de uma transportadora de valores no Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro de Niterói, em outubro de 2017. Na ação, o vigilante Francismar Bezerra morreu e Carlos Roberto de Oliveira, 25, foi ferido no crânio e levado ao Complexo Hospitalar de Niterói.

Outra ação criminosa de ‘Pirata’ foi o sequestro de uma van escolar, em agosto de 2017, para fugir de uma troca de tiros com traficantes rivais após tentarem invadir o Morro do Marítimos, no Barreto, Zona Norte de Niterói. Pouco tempo depois de ter sido preso, ele foi flagrado em um vídeo no interior de um presídio dançando funk e consumindo bebidas dentro da cela.

Família Passarinho não ‘larga o alpiste’ em SG

Segundo investigações da Delegacia de Neves, o primeiro integrante da família a entrar para o mundo do crime foi o ex-sargento da Polícia Militar Ilson Francisco Fernandes, o ‘Passarinho’. Em 1980, o criminoso passou de policial a chefe do tráfico de drogas das comunidades da Rua da Feira e Pereirinha, no Barro Vermelho, e da Coréia, no Pita, em São Gonçalo.

Após a morte do ex-policial militar, em 2005, o filho, identificado como Ilson Francisco Fernandes Filho, o ‘Ilsinho Passarinho’, assumiu o controle das práticas criminosas naquela região. Em 2011, Ilsinho Passarinho foi preso no Morro do Pereirinha, e quem passou a dar as ordens na região foi Leilson Ferreira Fernandes, o ‘Pivete’, neto de Passarinho.

< Troca de socos durante assembleia dos rodoviários em Niterói Preso após apontar arma para motorista de aplicativo em SG <